A Positivo Tecnologia frente aos desafios decorrentes do novo coronavírus | Saiba mais

Sala de imprensa

Positivo Tecnologia cria programa para fomentar o uso da inteligência artificial entre seus colaboradores

Iniciativa denominada Citizen Developers aposta no empoderamento das equipes e fortalecimento da cultura da inovação entre os profissionais para transformar o futuro da Companhia

Em meio ao avanço acelerado da inteligência artificial (IA), surge uma nova frente estratégica nas empresas: não apenas adotar a tecnologia, mas capacitar seus próprios colaboradores a desenvolvê-la. É uma realidade já presente no cotidiano da Positivo Tecnologia, que criou o programa Citizen Developers com o intuito de democratizar o uso de IA internamente e fomentar uma cultura de inovação distribuída.

A iniciativa, lançada neste ano, oferece a funcionários de diferentes áreas – incluindo os times de tecnologia – a oportunidade de construir seus próprios agentes de IA, com o uso de ferramentas no-code e low-code. A meta central é dar autonomia para que cada colaborador possa propor, desenvolver e implementar soluções automatizadas que atendam às necessidades concretas do dia a dia da Companhia.

Segundo dados do mercado, essa aposta faz sentido não só para a Positivo Tecnologia, mas para muitas outras empresas. De acordo com a Gartner, aproximadamente 41% das companhias já mantêm programas ativos de citizen development, enquanto outras 20% avaliam a criação de iniciativas semelhantes. O mercado global de plataformas low-code também segue aquecido: projeções apontam que o setor deve chegar a US$ 35,2 bilhões em 2025, com forte expansão à medida que cresce o uso corporativo da IA. No Brasil, o mercado de inteligência artificial deve movimentar US$ 2,4 bilhões em 2025, impulsionado pela automação e por iniciativas internas de transformação digital.

Para a Companhia brasileira, a transformação promovida pelo Citizen Developers vai além da tecnologia: molda uma cultura de inovação interna. Por meio de campanhas, workshops e treinamentos regulares, a estrutura também inclui capacitação técnica, mentoria e governança de projetos, garantindo segurança e estabilidade no uso das soluções desenvolvidas.

“A aposta no empoderamento interno por meio de iniciativas de citizen development se sustenta em ganhos concretos de agilidade e eficiência. Quando quem vivencia diretamente os desafios do dia a dia passa a ter autonomia para desenvolver soluções, o ciclo de entrega se torna significativamente mais rápido”, afirma Leandro Rosa dos Santos, Vice-presidente de Estratégia e Inovação da Positivo Tecnologia. 

Para o executivo, permitir que colaboradores não técnicos participem da construção de agentes de IA reduz a sobrecarga das equipes tradicionais de TI e diminui a dependência de fornecedores externos, o que torna o processo mais sustentável para as organizações, entre outros benefícios. “À medida que exploram ferramentas no-code e low-code, os funcionários ampliam suas competências digitais, passando a ocupar funções mais estratégicas dentro das áreas em que atuam. O resultado é um ambiente em que a inovação emerge de forma mais distribuída, estruturada e alinhada aos objetivos de negócio”, afirma.

O objetivo é um só: que cada colaborador se sinta capaz de ser protagonista da inovação, segundo o executivo. “Com o programa Citizen Developers, não apenas democratizamos a criação de agentes de IA, mas abrimos novas trajetórias de crescimento profissional: funcionários que nunca imaginaram codificar hoje geram automações que impactam diretamente seus próprios times”.

Um exemplo prático vem da equipe de Marketing e do time técnico interno. Por meio do uso de ferramentas como o Copilot Studio, analistas participam do desenvolvimento de agentes capazes de automatizar campanhas de marketing, abrir tickets de suporte ou gerar relatórios inteligentes. Em poucos meses, muitos participantes já estão criando agentes customizados para suas áreas, promovendo ganhos expressivos de tempo e produtividade.

Com movimentos como o Citizen Developers, a Positivo Tecnologia aposta em um futuro em que a IA não é exclusividade de especialistas, mas uma ferramenta disponível para todos os colaboradores. “Assim, não apenas aceleramos nossos processos internos, como fortalecemos a cultura de inovação e investimos no desenvolvimento humano. Essa atitude, certamente, vai nos levar a um novo patamar de produtividade e criatividade”, conclui Leandro.

Sobre a Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, servidores e demais soluções para infraestrutura de TI, além de máquinas de pagamento, equipamentos de segurança eletrônica e tecnologias educacionais. Também oferece serviços gerenciados de TI. O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, condomínios residenciais, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), fábricas em Ilhéus (BA) e Manaus (AM), além de presença em 17 países da América Latina, além de China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, Positivo Soluções em Pagamentos, PositivoSEG, Positivo as a Service, Positivo S+, VAIO, Infinix e Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação Informações adicionais podem ser obtidas em  www.positivotecnologia.com.br. Para saber as últimas notícias sobre a Positivo Tecnologia, visite Sala de Imprensa, assim como os perfis da Companhia no LinkedIn, Facebook e Instagram.